Se preocupar com a imagem que estamos transmitindo aos outros pode significar, para muitos, se importar ou dar satisfação aos outros. Se olharmos por esse lado, realmente não faz sentido, pois não temos que agradar ou satisfazer ninguém. Então vamos entender o que imagem pessoal significa. Se você é jovem e faz parte de uma tribo, por exemplo, você se vestirá de acordo com as regras desse grupo, certo? É uma forma de entender que você faz parte desse grupo e é mais fácil de ser aceita. Portanto, imagem pessoal é usada em todas as idades, classes sociais e grupos. Agora que sabemos que todos nós queremos transmitir algo com a nossa imagem, vamos entender como funciona:
Em primeiro lugar faça essas perguntas a si mesmo:
Como você se vê?
Você sente que é hora de mudar?
O que a sua forma de vestir tem a ver com a sua personalidade? E o que não tem?
Há alguém que você admira e poderia tirar algumas ideias para compor o seu estilo?
O processo de construção de uma imagem positiva ocorre de dentro para fora e deve ser sincero.
Após responder a essas perguntas, vamos ver como anda a sua autoestima.
Auto imagem: é a forma como você se vê
Autoestima: é como você se sente em relação à sua autoimagem ( se gosta do que vê em você).
Autoconfiança: é quando confiamos em nós mesmos. Parte da autoestima.
Quando temos uma autoestima equilibrada somos autoconfiante. Essa autoconfiança é transmitida aos outros e aumenta a nossa capacidade de nos destacar, de sermos ouvidos e respeitados. Por quê? Por que é sincero, por que quando gostamos de nós mesmos, os outros passam a gostar.
Agora precisamos pensar se não está na hora de mudar algo em nós para melhorar a autoestima e, consequentemente, nossa autoconfiança.
E o que podemos mudar?
Comportamento
Estilo - Aparência e forma de se vestir.
Comunicação: aprender a se comunicar melhor
Cultura - conhecimento: quem sabe ler um pouco mais, fazer um curso, estar por dentro de notícias gerais. Tudo contribui para aumentar o nosso conteúdo e termos mais assuntos nos diversas situações.
Agora que você já sabe a importância da imagem pessoal, faça uma autoanálise e veja se quer mudar algo em você. Lembre-se: Imagem e estilo não tem a ver com moda, meio ou classe social: tem a ver com o que você quer transmitir aos outros. É de dentro para fora. E tem que combinar com a sua personalidade.
Espero ter ajudado!
Quer saber mais? Faça o curso "Comunicação e postura assertiva no trabalho" e aprenda como construir uma imagem pessoal positiva a partir dos seus anseios.
Esse post faz parte do Projeto Visão Integral, desenvolvido pela Veri Franco Eventos.
Comments