top of page

Imagem pessoal no trabalho

Atualizado: 12 de abr. de 2022

Muitas vezes quando falamos em imagem pessoal imagina-se que é apenas a aparência física. É muito mais do que isso. Engloba comportamento, postura, comunicação, estilo, conhecimento, habilidades e aparência física. Não adianta, por exemplo, se vestir bem e se comportar mal. O conjunto de atributos deve ser trabalhado simultaneamente se deseja obter sucesso.

Todos vocês já devem ter ouvido a expressão: A primeira impressão é a que fica. É verdade. O ser humano leva apenas 10 segundos para formar uma imagem de uma pessoa, baseando-se apenas no visual. A partir daí é decidido se a pessoa merece ou não nossa atenção. Mas é possível desconstruir uma imagem negativa? Sim, porém demora um pouco mais.

Vamos explicar:

Se causamos uma boa impressão logo de cara, já saímos no "positivo". A partir daí, já somos merecedores de atenção e teremos a chance de expor nossas ideias, habilidades e conhecimentos. Há mais receptividade por parte do interlocutor. Entretanto, quando causamos uma má primeira impressão, saímos no "negativo", ou seja, será preciso apagar essa imagem, para construir uma nova. Nesse caso, o interlocutor não estará tão receptivo e seguirá com "desconfiança" até você o convencer de que aquela primeira impressão não é a verdadeira.

E como causamos uma boa impressão? Vamos ver 5 atributos essenciais para a construção de uma imagem pessoal positiva:


1 . Forma de se vestir: como a primeira impressão é baseada no visual, a forma de se vestir conta muito. Você pode ter o seu estilo, mas leve em conta o ambiente, principalmente o trabalho. Mulheres devem evitar roupas curtas, decotes, blusas transparentes, acessórios muito chamativos e maquiagem com muito brilho. Se este for o seu estilo, deixe para usar no ambiente social. No trabalho, é necessário se adequar.

2. Aparência física: a aparência física vai além de roupas. Higiene e cuidados pessoais também passam uma boa ou má impressão. Estar sempre com roupas limpas, passadas, cabelos cortados, unhas aparadas contribuem para a boa impressão.

3. Postura e comportamento: gestos, linguagem, tom de voz, modo de andar e sentar, a forma de tratar as pessoas, educação, tudo contribui para uma boa imagem. Saber se comportar é essencial.

4. Comunicação: a forma como nos comunicamos é fundamental para estabelecermos conexões. é a partir da comunicação que transmitimos ideias, informações, necessidades e emoções. Saber se comunicar de forma clara e objetiva ajuda os outros a te compreenderem melhor e fortalece os laços. Não adianta nada possuir muito conhecimento e não saber expressa-los. Quando for se comunicar, saiba qual a linguagem mais adequada para cada pessoa e, principalmente, saiba ouvir o que o outro tem a dizer. Uma boa comunicação é uma via de mão dupla. Saber falar e saber ouvir.

5. Conhecimentos e habilidades: por anos adquirimos conhecimentos, aprimoramos nossas habilidades e talentos. no ambiente de trabalho é aonde precisamos mostrar o melhor de nós, para que nossas chances aumentem. Em uma conversa, por exemplo, é quando expomos nosso conhecimento sobre determinado assunto e, quando o dominamos conseguimos nos destacar.


Portanto, trabalhar esses cinco pontos é fundamental para você começar a construir a sua imagem pessoal positiva. Não se esqueça: A construção de uma imagem sólida é baseada em verdade e de acordo com a sua personalidade. Não tente ser quem não é. Analise quais são os seus pontos fortes e aprimore-os.


Quer saber mais sobre Marketing pessoal? Entre em contato e faça uma avaliação gratuita.

E-mail: visaointegralconsultoria@gmail.com

WhatsApp: 11- 99602-3557

Esse post faz parte do projeto Visão Integral, desenvolvido pela Veri Franco Eventos.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page