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Etiqueta no trabalho. Frescura ou necessidade?

Atualizado: 12 de abr. de 2022

Antes de mais nada, responda essa pergunta: Você está preparado para as mais diversas situações de convívio social? Saber se comportar em diversos ambientes é importante, pois nos sentimos mais seguros, melhora nossa capacidade de socialização, aumenta nossas chances de conhecer outras pessoas e melhora muito nossa imagem pessoal. Portanto, etiqueta é necessidade!

O ambiente de trabalho, por mais descontraído que seja, exige um comportamento mais cuidadoso, Somos vigiados o tempo todo. A forma como nos comportamos diz muito a nosso respeito. Quando sabemos nos comportar, nos tornamos uma pessoa mais agradável, segura e querida pelos colegas e chefes,

É um engano associar etiqueta apenas às altas classes sociais. Também não podemos vê-la como algo fútil. Etiqueta nada mais é que um conjunto de regras de convívio social e deve ser utilizada em qualquer meio.

Vejamos então algumas regras para o convívio no ambiente de trabalho:

  1. Evite o uso de gírias e palavrões. Esse último nem pensar.

  2. Evitar comer fora do horário e apenas em locais permitidos. Lanchinho na mesa só se for discreto e alimento sem cheiro forte ou que causem sujeira.

  3. Uso de telefone no horário comercial apenas para uso emergencial. O telefone fixo da empresa só deve ser utilizado para trabalho. O celular apenas em intervalos ou para rápidas interações.

  4. Trate todos com educação e respeito, não importa o cargo que ocupem. Ser bem visto por todos é um ótimo sinal. Não há nada mais ultrapassado e feio do que tratar mal pessoas abaixo de você. Todos que estão na empresa têm papeis importantes e fundamentais. Imagine uma empresa sem o pessoal da limpeza. Você gostaria de trabalhar em um local sujo e desarrumado? Portanto, todos os colaboradores, sem exceção, são fundamentais.

  5. Pontualidade: Deixar os outros esperando é falta de educação e ponto! se o compromisso for às 10:00, programe-se para chegar às 9:50. Assim, passará a mensagem de respeito e compromisso.

  6. Não coloque música alta, assista vídeos ou áudios em volume alto. A regra é: Não incomode os outros. Se quiser escutar ou assistir, use o fone de ouvidos.

  7. Não entre na sala de um superior sem bater na porta antes. Mesmo que o gestor for aberto e receptivo, ele pode estar ocupado naquele momento e pode não querer ser interrompido.

  8. Não pergunte aos seus colegas quanto eles ganham. A maioria das pessoas não gosta de falar sobre isso. Ser maledicente causa uma má impressão, mesmo naqueles que escutam. Desconfie de quem fala mal de todo mundo. Provavelmente essa pessoa fala mal de você também.

  9. Cuide de sua postura. Esteja sempre com a coluna ereta, sente-se corretamente, evite gesticular demais, e fale em tom de voz nem muito alto nem muito baixo.

  10. Mantenha sua mesa de trabalho limpa e organizada.

  11. A higiene pessoal é fundamental para um bom convívio social. Não importa o seu estilo, higiene é necessária.

Viram como é fácil? Essas regras ajudam todas as pessoas a serem bem vindas em qualquer lugar.

Esse post faz parte do Projeto Visão Integral, desenvolvido pela Veri Franco Eventos.

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