O que é
É a capacidade de se comunicar de forma clara, objetiva e segura, de modo que não cause dúvidas no receptor. Na comunicação assertiva deve haver interlocução, ou seja, saber falar, mas também saber ouvir.
Na comunicação assertiva, a pessoa deve saber abordar assuntos delicados, como aumento de salário, aceitar ou rejeitar projetos, discordar de superiores, sugerir ideias, etc., da melhor maneira possível e se sair bem de qualquer situação.
Tipos de comunicação
Existem três tipos de comunicação:
Comunicação passiva: Quando não há exposição clara da ideias e necessidades. Essa ausência prejudica a pessoa, pois ela acaba sendo ignorada. Além disso, a impede de se mostrar e obter chances de destaque e sucesso. Normalmente ocorre or medo, timidez, insegurança e falta de conhecimento. Na linguagem corporal é expressada por: olhar para baixo, ombros caídos, mãos fechadas ou mexendo uma na outra, mexer no rosto ou cabelo.
Comunicação agressiva: É o oposto da passiva: Quando o emissor impões sua opinião, necessidade e desejo. Geralmente o tom de voz e o timbre são mais altos e mais firmes do que o adequado. Outra característica é interromper o outro enquanto fala. Podemos dizer que, em muitos casos, é uma pessoa insegura, que usa esta armadura para impor suas ideias. Quando lidamos com um comunicador agressivo, é preciso ter um olhar mais cuidadoso e menos julgador, pois podemos encontrar, lá no fundo, uma pessoa insegura e frágil.
Comunicação assertiva: Desperta confiança e credibilidade. aqui, gestos, tom de voz e postura são utilizados de forma correta. O interlocutor compreende a mensagem e se sente à vontade para interagir, sendo para concordar ou não. há troca de informações. O comunicador assertivo consegue tocar em qualquer assunto e ser ouvido, sem precisar gritar ou se esconder. Ele é seguro e firme na hora de expressar ideias e expor seus desejos e necessidades. Qualquer tema pode ser abordado de forma assertiva.
Como ser assertivo
Comunique-se de forma clara e objetiva
Utilize a linguagem mais adequada para cada interlocutor.
Fale apenas do que tem conhecimento. Se não tiver, procure estudar sobre o assunto e pergunte aos demais.
Defenda a sua opinião de forma clara. Tenha argumentos prontos e os exponha quando necessário. Não tenha vergonha de ter opinião, nem de mudar quando necessário.
Cuidado com o tom de voz. Seja respeitado, não temido!
Cuidado com seu linguajar e postura. A maioria das pessoas não gosta de falta de educação, confusão, briga, tumulto ou de se indispor com os outros. conviver com alguém que está sempre "procurando confusão" polui o ambiente de trabalho. Aliás, polui qualquer ambiente. Se você está nessa fase, pense um pouco antes de agir. Procure reparar nas pessoas no seu entorno. Veja se elas ficam à vontade no meio de discussões. Faça uma experiência: mude o seu comportamento por um dia e veja como as pessoas respondem à essa mudança. O resultado pode te surpreender.
Seja positivo e tenha atitudes positivas: sorria, seja solícito, receptivo, evite reclamar de tudo, falar mal dos outros. Pessoas positivas atraem mais pessoas e contribuem para um ambiente mais harmônico.
Tom de voz adequado: o tom de voz diz muito a nosso respeito. Os chamados sinais paralinguísticos (uso da fala, tom e timbre de voz) expõe o nosso estado de espírito. Isto quer dizer que nossa voz muda quando estamos mais felizes ou mais tristes, calmos ou nervosos, inseguros, empolgados, etc. Portanto, se estiver dia ruim e precisar vender um projeto, por exemplo, treine diante do espelho e adeque a sua voz à sua necessidade do momento.
Saber se comunicar é uma arte da qual todos temos o dom, só é preciso aprender. Se quiser saber mais, inscreva-se no curso "Comunicação e postura assertiva no trabalho" e seja fluente na arte de se comunicar.
Esse post faz parte do Projeto Visão Integral, desenvolvido pela Veri Franco Eventos.
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