No post de hoje falaremos sobre linguagem corporal. Mas o que é linguagem corporal? São todos os sinais que o nosso corpo emite quando nos comunicamos. A comunicação verbal é a fala e a escrita. São processos cognitivos e conscientes. A comunicação não verbal é a linguagem corporal. ela acontece de forma inconsciente e automática e é expressada através de gestos, postura, olhares, tom e timbre de voz. Também é percebida, de forma inconsciente, pela aparência física. Se os sinais que o nosso corpo emite enquanto nos comunicamos não estiver de acordo com o que falamos, é causado um ruído na comunicação. Por isso, é tão importante estarmos atentos aos sinais.
Vamos ver alguns sinais e o que eles significam:
Mexer no rosto e no cabelo: insegurança e ansiedade. Tocar no rosto também pode significar que você está na defensiva ou desconfiado.
Cruzar e descruzar as pernas: impaciência, pressa.
Cruzar os braços: falta de interesse no outro. Quando conversar com alguém, evite cruzar os braços, pois demonstra falta de receptividade e desinteresse em ouvir. Significa que você está "fechado" para o outro.
Falar muito alto: nervosismo, imposição.
Falar muito baixo: medo, nervosismo e insegurança.
Gesticular demais: Nervosismo, ansiedade.
Ombros caídos, cabeça baixa: timidez, insegurança, medo.
Postura ereta: transmite segurança.
Sorria: transmite simpatia, receptividade e deixa o outro mais confortável. Um feição muito sisuda pode intimidar a outra pessoa.
Se for gesticular, que seja em momentos específicos, como para dar ênfase a algum ponto da conversa. quando fizer, vire as palmas das mãos para cima. manter as mãos fechadas transmite a ideia de que está "tramando" ou "escondendo" algo.
Mantenha contato visual: O olhar transmite tudo o que estamos pensando. Olhar para baixo passa a sensação de medo e timidez; não olhar para a pessoa transmite falta de interesse, fraqueza e insegurança. Manter o contato visual é a melhor forma de se comunicar através do olhar. Um sorriso de vez em quando ajuda bastante.
Quando chegar em uma reunião ou entrevista de emprego, guarde o celular e pendure a bolsa na cadeira. Se necessário, deixe-a no chão ao lado da sua cadeira. É importante estar com as mãos livres. Manter esses objetos pode significar pressa e falta de interesse.
Aqui demonstramos alguns sinais que nosso corpo emite, mas há muito mais. Comece a prestar atenção na sua postura diante de alguém e quais são os sinais que o seu corpo emite em determinadas situações. Torne os sinais conscientes e corrija sempre que necessário. Isso vai te ajudar a causar uma boa impressão e evitar ruídos na hora de se comunicar.
Para se inscrever no curso "Comunicação e postura assertiva no trabalho, clique no botão abaixo.
Esse post faz parte do Projeto Visão Integral, desenvolvido pela Veri Franco Eventos.
Comments