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5 Dicas importantes para ajudar você a se comunicar no trabalho

Atualizado: 12 de abr. de 2022

  1. Seja claro e objetivo: Saber se comunicar é saber transmitir a sua mensagem de forma que o interlocutor compreenda o que você quer dizer. Quando fazemos muitos rodeios em torno de um assunto podemos confundir a pessoa que nos ouve e acabamos não passando a informação corretamente. Portanto, vá direto ao ponto! Fale ou escreva de forma concisa e clara, sem rodeios.

  2. Utilize a linguagem correta: Saber com quem estamos falando é o ponto inicial da boa comunicação. É a partir daí que vamos escolher o tipo de linguagem mais adequada ao interlocutor, Para que ele compreenda o que estamos falando. Um bom exemplo é quando um médico precisa explicar algo e usa a linguagem científica com um leigo: Não há comunicação, pois a linguagem não é compreendida. O correto seria o médico "traduzir" essa linguagem científica para uma mais clara. Outro exemplo é quando estamos falando com pessoas mais velhas, como nossos avós. Evitar o uso de gírias ajuda bastante para que eles compreendam a mensagem.

  3. Transmita confiança: Preste atenção em toda a sua linguagem corporal: tom de voz, postura, gestos. O corpo emite sinais o tempo todo. Além disso, o seu conhecimento a respeito do assunto tem que ser levado em conta. Só entre em alguma "discussão" se conhecer o assunto. Se não souber, seja sincero. É melhor reconhecer que não sabe do que dizer alguma coisa "sem sentido".

  4. Seja um bom ouvinte: Saber se comunicar é saber ouvir. Não adianta falar sem parar e não ouvir o que o outro tem a dizer. O processo de comunicação só ocorre quando há um feedback, ou seja, quando há a troca de informações. Ouça atentamente, mostre interesse e interaja. Ideias incríveis podem surgir dessa conversa.

  5. Tenha um meta: Se precisar expressar uma ideia no trabalho, monte um esquema na sua cabeça antes de começar a falar. Saiba o que dizer, como e onde quer chegar. Nesse momento, pense também em algumas possíveis perguntas ou indagações que poderão surgir pelo caminho. Esteja com as respostas prontas. Dessa forma, você transmitirá mais confiança, se sentirá mais seguro e a comunicação se torna mais clara e objetiva.

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Esse post faz parte do Projeto Visão Integral, desenvolvido pela Veri Franco Eventos.


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